Pastorais e movimentos

“A missão do Magistério está ligada ao caráter definitivo da Aliança instaurada por Deus em Cristo com seu Povo; deve protegê-lo dos desvios e dos desfalecimentos e garantir-lhe a possibilidade objetiva de professar sem erro a fé autêntica. O ofício pastoral do Magistério está assim ordenado ao cuidado para que o Povo de Deus permaneça na verdade que liberta. Para exercer este serviço, Cristo dotou os pastores do carisma de infalibilidade em matéria de fé e de costumes. O exercício deste carisma para assumir várias modalidades.” (LG 31; cf. Catecismo da Igreja Católica, 890)

Toda ação da Igreja que se fundamenta na missão de Jesus e visa à implantação do Reino de Deus é uma pastoral. A pastoral tem o objetivo de concretizar a mensagem da Boa Nova nas estruturas sociais e no testemunho diário e constante, atualizando as atitudes de Jesus como bom pastor (inclusive, a palavra “pastoral” vem de “pastor”).

Os movimentos nascem e se formam num contexto externo à igreja local, sendo mais ligados à vida pessoal dos fiéis, visando à espiritualidade e à vivência de diferentes aspectos da fé.

CoroinhasCoroinhas Curso de NoivosCurso de Noivos ECC - Encontro de Casais com CristoECC – Encontro de Casais com Cristo Grupo de MãesGrupo de Mães Grupo de OraçãoGrupo de Oração Pastoral da CatequesePastoral da Catequese Pastoral da LiturgiaPastoral da Liturgia Pastoral do BatismoPastoral do Batismo Pastoral do CrismaPastoral do Crisma VicentinosVicentinos
Imprimir