Notícias › 10/05/2018

Relator Geral do Sínodo, presidente da CNBB, participa de reunião com o Papa

Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB, é Relator Geral dos Sínodo dos Bispos e esteve no Vaticano nos dias 7 e 8 de maio, quando foi realizada a quarta reunião do XIV Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, presidida pelo Papa Francisco. Na reunião, foi discutido e aprovado o Documento de Trabalho (Instrumentum laboris) para o Sínodo dos Jovens, marcado para outubro de 2018.

O Documento foi elaborado em conjunto com um grupo de especialistas que recolheram material de cinco fontes: as respostas ao questionário aos jovens e aos vários organismos estabelecidos; as atas do Seminário sobre a situação juvenil realizado em 2017, as observações livres recebidas de pessoas e grupos; e o Documento final da reunião pré-sinodal de março passado, no Vaticano.

Ao site Vatican News, o presidente da CNBB, fez um depoimento em vídeo no qual fez um rápido relato do encontro: “Nós estamos terminando a reunião do Conselho da Reunião da secretaria do Sínodo com um sentimento muito grande de agradecimento a Deus e a todos os que estão colaborando com na redação do Instrumentum Laboris. Mas, ao mesmo tempo, juntamente com a ação de graças, com a gratidão está a nossa esperança. Creio que olhamos para o caminho que temos pela frente com muita esperança. A esperança de continuar a caminhar juntos, contando, sobretudo, com a presença da juventude”.

Presença do Papa

No início do encontro, o Secretário Geral, Card. Lorenzo Baldisseri, agradeceu o Papa pela presença e ilustrou o percurso de preparação da XV Assembleia, cujo tema será “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Dom Sergio afirmou que “o Papa Francisco tem estado sempre muito próximo do Conselho da Secretaria, na verdade é ele quem preside todo o tempo de reunião da própria Secretaria do Sínodo, do Conselho. Ele tem nos estimulado a, cada vez, dialogar com a juventude procurando ter essa atitude de escuta e de acolhida de suas propostas, seus valores, suas aspirações de modo a evangelizar a juventude contando com os próprios jovens”.

Rumo ao Sínodo

Dom Sergio gravou o vídeo para o Vatican News tendo ao fundo a imagem de Nossa Senhora de Lujan, padroeira da Argentina. A festa litúrgica que lembra esse título de Maria é celebrada no dia 8 de maio.

“É com esse sentimento de gratidão, mas também de muita esperança que estamos continuando a nossa caminhada rumo a assembleia sinodal. Em breve, se Deus quiser, nós estaremos recebendo o chamado Instrumentum Laboris, o instrumento de trabalho, que servirá, de modo especial para aqueles que irão participar da própria assembleia sinodal, mas que de alguma maneira produzirá muitos frutos na vida da Igreja”, concluiu.

Por CNBB

Imprimir

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.